Acupuntura


ACUPUNTURA

Há mais de cinco mil anos (3.000 anos de registros escritos e mais de 2.000 com achados arqueológicos) os chineses utilizam a acupuntura como meio para a cura e tratamento de diversos males. A técnica consiste em encontrar a harmonia do corpo e da mente através de canais, conhecidos como “meridianos de energia”, que percorrem todo o corpo. O tratamento é feito através da inserção de agulhas em determinados pontos dos canais, que são chamados de “acupontos”. A estimulação desses pontos permite a ativação ou sedação da energia que circula ao longo desse meridiano.
Os princípios da acupuntura se baseiam na energia vital, "Qi", que está distribuída pelo corpo, e seus aspectos antagônicos: o negativo Yin e o positivo Yang. Os chineses crêem que qualquer pequeno desequilíbrio que ocorra nessas forças provocaria distúrbios físicos e psicológicos. Com a introdução das agulhas em pontos específicos do corpo, a harmonia é restabelecida, dando fim às doenças.




Entendendo a Acupuntura

A acupuntura é o conjunto de conhecimentos da medicina tradicional chinesa que visa a prevenção/cura das doenças. A técnica consiste em encontrar a harmonia do corpo e da mente através de canais, conhecidos como "meridianos de energia", que percorrem todo o corpo. Como dito anteriormente, o tratamento é feito através da inserção de agulhas em determinados pontos dos canais. A estimulação desses pontos permite a ativação ou sedação da energia que circula ao longo desse meridiano.


Regulando o equilíbrio do organismo e aumentando a resistência corpórea, reduz ao mínimo a necessidade de medicamentos (muito abusivo nos dias de hoje).


Dentre os benefícios biológicos proporcionados por meio desta técnica milenar estão: analgesia, normalização da regulação e controle das funções orgânicas, modulação da imunidade e das funções endócrinas, autonômicas e mentais, além da ativação de processos regenerativos, ou seja aliviando a dor, relaxando a musculatura tensa, ação antiinflamatória, atuando como ansiolítico e antidepressivo.


Todos estes efeitos tornam a acupuntura uma opção inteligente de tratamento, sem reações adversas, sem a introdução de substâncias medicamentosas tóxicas.


A acupuntura tem inúmeras possibilidades de aplicações; é útil em qualquer doença, não importando sua localização, oferecendo auxílio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias, a homens, mulheres e crianças, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas. Dentre as doenças indicadas, estão: dores em geral (musculares, cólicas, cefaléias..), rinite, sinusite, bronquite, diarréia, constipação, gastrite, AVC (tratamento das sequelas), paralisia facial, afecções psíquicas e psicossomáticas (depressão, ansiedade, insônia, stress..), TPM, obesidade e tratamentos estéticos (facial e corporal).













Acupuntura X Obesidade
 
A Acupuntura pode auxiliar de forma importante no tratamento da obesidade. Claro que não podemos esquecer da reeducação alimentar e da realização de atividade física regularmente, para que juntos, todos esses fatores possam contribuir na reduçãoe e, até mesmo, na manutenção do peso posteriormente. A acupuntura promove uma sensação de bem-estar, melhora a digestão, reduz a ansiedade e a compulsão alimentar, aumenta a força de vontade, atua no metabolismo de forma geral, além de atuar no emocional e no psicológico do paciente, ajudando no emagrecimento. Além dos pontos utilizados para fazer a energia circular, podemos selecionar outros pontos para o tratamento da obesidade. É importante lembrar que os pontos, mesmo relacionados à circulação de energia dos elementos, são selecionados de acordo com a necessidade do paciente, fazendo com o tratamento seja específico para cada indivíduo e apresente resultados satisfatórios.




ACUPUNTURA ESTÉTICA
Pode soar estranho para quem está acostumado a pensar em acupuntura como tratamento de dores e doenças. Mas o lado estético da técnica, apesar de não muito difundido no Brasil, é utilizado há bastante tempo. O tratamento, indicado para rugas, flacidez, olheiras, celulites, gordura localizada, manchas e cicatrizes, é feito da mesma maneira que as sessões de acupuntura para doenças. A principal diferença dos tratamentos comuns, além de não necessitar tempo de recuperação, é que a acupuntura considera o paciente como um todo. Na Medicina Tradicional Chinesa, as rugas, ligadas ao envelhecimento, podem ser sinal de desarmonia dos músculos da face e a celulite é considerada como uma síndrome de estagnação dos líquidos internos do corpo. Com agulhas, o especialista estimula pontos de energia do corpo que não estão em harmonia, promovendo oxigenação tecidual e o equilíbrio. A acupuntura pode melhorar significativamente:






-Rugas de Reflexão (horizontais na testa)


-Rugas de Preocupação (entre as sobrancelhas)


-Rugas "Pés-de-galinha"


-Rugas de "Antipatia" (horizontais na região do nariz)


-Rugas Peribucais (em volta dos lábios)


-Rugas do Mento (na dobra do queixo)


-Rugas Sociais (verticais nas laterais do queixo)


-Rugas Parabucais conhecidas como "bigode chinês"


-Rugas Parabucais distais (do nariz até as bochechas)


-Celulite


-Gordura localizada


-Ptose de mama



Eletro - Acupuntura





A eletro-acupuntura desenvolveu-se tendo como base a Acupuntura, e é utilizada como método terapêutico através do uso de aparelhos elétricos que, conectados às agulhas, transmitem estímulos aos pontos de acupuntura. É uma técnica de potencialização da acupuntura tradicional, promovendo analgesia mais rapidamente.
Um dos mecanismos mais importantes da analgesia mediada pela eletroacupuntura é a aceleração na liberação de peptídeos opiáceos – no sistema nervoso central –, que interagem com receptores opiáceos na indução de um efeito antinociceptivo, ou seja, que acalmem as dores.
Embora a eletroacupuntura tenha as mesmas indicações que a acupuntura, apresenta excelentes resultados nas síndromes dolorosas miofasciais, nos traumatismos das partes moles, nas neuralgias, nos distúrbios neurovegetativos, em algumas afecções oncológicas, no tratamento da nevralgia e na paralisia dos nervos. Na prática clínica, é muito utilizada no tratamento da ciática, nevralgia de trigêmeos, paralisia facial, cefaléia, dor de dente e de LER – Lesões por Esforço Repetitivo, vitiligo, psoríase.
As contra-indicações são: arritmias cardíacas, epilepsia, choque, febre, fraqueza, hipotensão e gravidez.
É uma das novidades no tratamento estético, pois potencializa o retardamento do envelhimento, atenua marcas de expressão, diminui a flacidez, celulite e gordura localizada.